RELACIONAMENTO ABUSIVO: 5 atitudes que te impedem de sair

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email
atitudes-que-te-impedem

São várias as atitudes que te impedem de sair de uma relação abusiva.  Eu já passei por isso e vejo quantos erros as pessoas cometem ao tentar sair do abuso. E neste post eu vou falar sobre as cinco principais atitudes que impedem as pessoas de saírem dessas relações.

Eu sei que quando você está no olho do furacão, ainda na relação abusiva, parece impossível sair. E é exatamente porque eu já passei por isso, é que hoje tenho uma visão bem diferente. E a minha visão é que é difícil sair quando você faz isso da forma errada.

Quando você sabe o caminho certo, a vitória é garantida. Minhas alunas e alunos que o digam! É comum as vítimas terminarem uma, duas, três e até mesmo mais vezes que isso. Ou mesmo nem criarem a coragem de terminar. E existem cinco atitudes que te impedem de tomar a decisão e o caminho corretos.

atitudes-que-te-impedem

1ª ATITUDE

A primeira das atitudes que te impedem de sair é a negação.

Isso significa que você está ignorando o fato de que o abuso está acontecendo. Você sabe exatamente o que está acontecendo com você. Mas insiste em dizer pra si que não sabe. E enquanto você nega que o abuso está acontecendo, você se isenta de tomar qualquer atitude. Com isso, decida assumir a realidade que está vivendo.

2ª ATITUDE

A segunda das atitudes que te impedem de sair é querer salvar a pessoa abusiva.

Entenda muito bem a seguinte coisa: você não muda ninguém além de si mesma ou si mesmo. Existem milhares de especialistas no mundo todo pesquisando uma cura para o transtorno dessas pessoas e até hoje, junho de 2020, ninguém achou a cura. E você acha mesmo que é você que vai curar essa pessoa? Jura? Pelo amor né: sai dessa!

3ª ATITUDE

A terceira das atitudes que te impedem de se libertar é se agarrar à idéia de que a pessoa abusiva vai mudar, ou vai mudar no próximo relacionamento, com uma nova vítima.

Como eu já disse, não há cura para os transtornos de personalidade relacionados às pessoas abusivas. E francamente: você já esteve nessa estrada. Você experimentou o céu, para depois viver o inferno.

E mesmo que essa pessoa mudasse com a próxima vítima, o que importa? O importante é quem essa pessoa é com você.

Dito isso, pergunte-se: que futuro existe pra você num relacionamento assim? Analise a sua resposta e abandone essa atitude.

4ª ATITUDE

A quarta das atitudes que te impedem de sair é delegar à pessoa abusiva a responsabilidade de terminar o relacionamento.

Assuma uma verdade: você não tem culpa de viver uma relação abusiva. Mas a responsabilidade de se libertar dela é 100% sua. Delegar essa responsabilidade à pessoa abusiva é a mesma coisa de entregar a chave de um banco para o ladrão. Não adianta chorar quando voltar e o banco estiver vazio.

Com isso, assuma a sua responsabilidade, pois isso não é delegável. Você vai ter que decidir e você vai ter que agir. Não existe outro caminho.

5ª ATITUDE

A quinta das atitudes que te impedem de sair é contar justificativas para si e para os outros para se manter no relacionamento, tais como: eu tenho filhos, eu dependo financeiramente, a pessoa abusiva faz chantagem, etc.

NADA justifica permanecer num relacionamento abusivo. Não faz bem pros seus filhos. Não faz bem pro seu emocional. Não faz bem pra sua vida financeira.

Então pare de contar histórias tristes pra si mesmo(a) e haja. Faça o seu plano para sair e coloque esse plano em ação.

CONCLUSÃO

Essas cinco atitudes sabotam muita gente. Pode ser que nem todas se apliquem a você. Mas uma coisa eu te garanto: se você não tiver nenhuma dessas cinco pedras no caminho, a JORNADA vai ficar bem mais simples para você.

 

ASSISTA ESTE CONTEÚDO EM VÍDEO:

Janaina Campos

Janaina Campos

Janaina Campos Psicanalista | Coach | Hipnoterapeuta - OMNI e NGH | Analista Comportamental Te conduzo à libertação definitiva da codependência emocional e dos relacionamentos abusivos. Viva o relacionamento que merece.

Veja também!

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Posts Recentes

Parabéns!

Muito bem,
Você já esta Inscrito!

O que fazer enquanto isso?
Você pode acompanhar o meu trabalho em minhas redes sociais e conferir o meu site.

arrow-icon-size3 Voltar para o Site

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.