Relacionamento abusivo: a realidade

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

[et_pb_section admin_label=”section”]
[et_pb_row admin_label=”row”]
[et_pb_column type=”4_4″]
[et_pb_text admin_label=”Text”]

INTRODUÇÃO

Infelizmente, ainda existem muitas pessoas que acham que relacionamentos abusivos são aqueles onde existe agressão física ou sexual. E esse engano leva milhares de pessoas a viver relacionamentos abusivos sem terem consciência disso, exatamente como aconteceu comigo. Isso porque a grande maioria dos relacionamentos abusivos envolve apenas o abuso emocional, um abuso silencioso e praticamente invisível às pessoas que convivem com o casal.

Todo relacionamento abusivo segue um script padrão, passando pela fase da idealização e pela fase da desvalorização e, em diversos casos, pela fase do descarte. O resumo deste script é que você conhece uma pessoa aparentemente perfeita para você: aquilo tudo que você pediu a Deus como parceiro(a), mas depois essa pessoa muda.

No início do relacionamento, a pessoa te coloca num pedestal, exalta todas as suas qualidades, lhe diz o quanto você é especial e importante na vida dela. É difícil acreditar que você encontrou alguém assim! Mas essa pessoa começa a mudar. A pessoa sensacional do início começa a ser substituída por uma pessoa que, pouco a pouco, passa a te desvalorizar, te jogar para baixo, e literalmente te derrubar do pedestal que ela construiu para você. É o abuso emocional.

O ABUSO EMOCIONAL

E o abuso emocional começa de forma muito sutil, de modo que a vítima não se dê conta do que está acontecendo. E sua intensidade cresce progressivamente. Ele é praticado das mais variadas formas no relacionamento abusivo. Exemplos são: criticismo, uso do sarcasmo como forma de desvalorização, humilhação, te isolar das pessoas que te dão apoio, levar você a duvidar das próprias percepções, ditar o que a você veste, faz ou com quem se relaciona, apontar constantemente as suas falhas ou defeitos, culpar você por tudo o que acontece, comparar você com outras pessoas com o objetivo de te deixar para baixo, tratamento silencioso, dentre outras formas.

IMPACTOS DO ABUSO EMOCIONAL

Esse abuso causa sério adoecimento emocional na vítima. Mas como a pessoa abusiva está sempre culpando a vítima por tudo o que acontece, é possível que a vítima não se dê conta do que está acontecendo e ache que ela é quem tem algum problema. E à medida que a intensidade do abuso vai aumentando a vítima vai se desfazendo emocionalmente. O relacionamento abusivo causa na vítima baixa autoestima, perda da identidade, crises de ansiedade, trauma bonding, dependência química pela pessoa abusiva, síndrome de estresse pós-traumática complexa, depressão e muito mais.

O abuso emocional causa, em alguns casos, impactos muito mais sérios à vítima do que o abuso físico/sexual. Isso porque o fato do abuso emocional não ser um abuso detectado fisicamente, a vítima fica em profunda dúvida se aquilo está realmente acontecendo ou se isso é apenas “coisa da sua cabeça”. E quanto maior o tempo de exposição ao abuso, maior a gravidade dos impactos emocionais.

Relacionamento abusivo: abuso emocional

 

A SOLUÇÃO

Diversas vítimas se prendem à idéia de que a pessoa abusiva pode melhorar. E o maior problema em relação a isso é o fato de que as pessoas abusivas não melhoram. Se você vive um relacionamento assim, é preciso decidir sair. E não só isso. Sair do relacionamento abusivo não resolve o problema. Para se livrar do abuso em sua vida, é preciso trabalhar a origem do problema, aquilo que atrai as pessoas abusivas para a sua vida: a forma como você se relaciona com as pessoas na sua vida. E o que determina isso é a sua programação. Saiba mais sobre ela no post sobre a sua programação.

Se você é vítima do abuso, pode ser difícil imaginar-se fora desse pesadelo. Eu sei como você se sente, pois já estive aí. Mas jornada de libertação definitiva do abuso é possível e alcançável. E eu sou prova viva disso. Caso tenha interesse em saber mais sobre os meus cursos e produtos voltados para essa jornada, clique aqui.
[/et_pb_text]
[/et_pb_column]
[/et_pb_row]
[/et_pb_section]

Janaina Campos

Janaina Campos

Janaina Campos Psicanalista | Coach | Hipnoterapeuta - OMNI e NGH | Analista Comportamental Te conduzo à libertação definitiva da codependência emocional e dos relacionamentos abusivos. Viva o relacionamento que merece.

Veja também!

Comentários

Posts Recentes

Parabéns!

Muito bem,
Você já esta Inscrito!

O que fazer enquanto isso?
Você pode acompanhar o meu trabalho em minhas redes sociais e conferir o meu site.

Semana de Conhecimento
100% ONLINE e 100% GRATUITA
28/SET a 05 de Outubro

Venha conhecer a técnica DEFINITIVA para NUNCA mais viver relações abusivas e se libertar definitivamente da dependência emocional

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.