Relacionamento abusivo: o mal silencioso da sociedade atual

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

Não me canso de ver e ouvir na mídia notícias sobre relacionamentos abusivos. A mais recente: Duda Castro denuncia Biel por relacionamento abusivo. E as palavras que se destacam nas entrelinhas são violência doméstica, agressão física e similares. Ninguém fala da parte mais séria: o abuso psicológico. O que me intriga é que isso mostra uma coisa: pouca gente sabe do que realmente se trata um relacionamento abusivo.

O QUE POUCA GENTE SABE: O ABUSO PSICOLÓGICO

Pouca gente sabe que os relacionamentos abusivos onde ocorre agressão física são a minoria. Pouca gente sabe que o que rola num relacionamento abusivo, está muito além da agressão física. E que o abuso psicológico deixa marcas emocionais muito mais sérias que as cicatrizes físicas. Muita gente vive um relacionamento abusivo e nem sabe. Pouca gente sabe que os abusadores não são pessoas qualquer. São portadores de um transtorno de personalidade, sendo o mais comum os narcisistas. E se muita gente não sabe do básico, imagino tampouco que tenham ouvido falar de suprimento narcisista, gaslighting, triangulação, dissociação cognitiva, abuso tecnológico, da grande incidência da Sindrome de Stocolmo nas vítimas, e por aí vai.

A parte mais perversa do relacionamento abusivo é que o abuso que está presente em todos eles, ninguém é capaz de enxergar. É o abuso psicológico. E não deixa marcas visíveis. Ele ocorre cotidianamente, numa intensidade crescente. Ele corrói lentamente as fronteiras do aceitável até que a vítima não consiga mais distinguir o certo do errado, o aceitável do inaceitável e, por fim o real das mentiras impostas pela rede de manipulação do abusador.

Relacionamento abusivo: o mal silencioso da sociedade atual - Janaina Campos - Viva o relacionamento que você merece

AS SEQUELAS DO RELACIONAMENTO ABUSIVO

O abuso psicológico deixa sequelas na vítima que podem levar anos para serem corrigidas. A baixa autoestima é a mais leve delas. Alguns autores citam comumente a síndrome do pânico. Mas, ao contrário do abuso físico, o abuso psicológico dificilmente pode ser comprovado. Não há provas, não há marcas para o exame de corpo-delito. E o abusador sai impune e pode, sem qualquer temor, partir para a sua próxima vítima.

Os abusadores não são apenas desequilibrados. São predadores, numa sociedade em que o mundo virtual facilita enormemente a sua ação. Seguem o mesmo script para todas as vítimas: posam de alma gêmea, charmosos, atenciosos, inteligentes, atraentes, gostam de tudo que a vítima gosta, muitos pontos em comuns. Prometem mundos e fundos! Casamento, filhos, amor da minha vida! E nada de apresentarem defeitos, são imaculados. Envolvem a vítima e se infiltram sorrateiramente em sua vida. E assim que ela estiver apaixonada, começa a aparecer a realidade que reina detrás daquela máscara.

E para quem pensa que os sociopatas abusam apenas dentro dos seus relacionamentos: engana-se. Eles abusam psicologicamente dos filhos, dos parentes, dos colegas de trabalho e quem mais passar em seu caminho.

A REALIDADE

No exato momento em que você lê este texto, centenas de milhares de pessoas sofrem com este problema. Algumas nem descobriram ainda. E o meu desejo? Que o Brasil fale mais disso, com a transparência e a veracidade que o assunto merece. As pessoas precisam se informar, para aprenderem a se proteger desse mal. Pois silenciosamente, ele só cresce.

PARA ENTENDER UM POUQUINHO SOBRE COMO AVANÇA O RELACIONAMENTO ABUSIVO, NÃO PERCA O VÍDEO ABAIXO:

 

POSTS RELACIONADOS:

https://janainacampos.com.br/relacao-abusiva/

 

 

 

Janaina Campos

Janaina Campos

Janaina Campos Psicanalista | Coach | Hipnoterapeuta - OMNI e NGH | Analista Comportamental Te conduzo à libertação definitiva da codependência emocional e dos relacionamentos abusivos. Viva o relacionamento que merece.

Veja também!

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Posts Recentes

Parabéns!

Muito bem,
Você já esta Inscrito!

O que fazer enquanto isso?
Você pode acompanhar o meu trabalho em minhas redes sociais e conferir o meu site.

Semana de Conhecimento
100% ONLINE e 100% GRATUITA
28/SET a 05 de Outubro

Venha conhecer a técnica DEFINITIVA para NUNCA mais viver relações abusivas e se libertar definitivamente da dependência emocional

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.