Suprimento narcisista na relação abusiva

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

Existe um combustível que move a relação abusiva: o suprimento narcisista. A pessoa abusiva é totalmente dependente dele e baseia todas as suas ações na obtenção de cada vez mais suprimento.

A DIFERENÇA ENTRE AS PESSOAS NARCISISTAS E AS PESSOAS SAUDÁVEIS

O auto amor é a base da fundação da autoestima e ampara a autoconfiança. O auto amor é um narcisismo saudável. Toda pessoa saudável busca a validação positiva das pessoas ao seu redor: feedback, aprovação, amor, admiração, etc. E não há nada de errado nisso. Para uma pessoa saudável, validação em excesso é encarado como estranho e normalmente evitado. Além disso, pessoas normais podem ficar longos períodos sem serem validadas, e manterão o equilíbrio e a sua saúde psicológica. Ou seja, não dependem disso para estar bem.

O SUPRIMENTO NARCISISTA

Ao contrário das pessoas normais, as pessoas narcisistas dependem da validação positiva para se manter em equilíbrio. Direcionam compulsivamente todos os seus comportamentos, e em consequência, a sua vida, para obter o máximo de atenção e validação que puderem. E essa atenção e validação são chamadas de suprimento narcisista. Essa necessidade é o que leva a pessoa a exercer o abuso na relação abusiva.

Por ser uma necessidade da pessoa abusiva, o suprimento é a base da relação abusiva. Como uma droga, a pessoa abusiva está sempre em busca de mais. E isso é um vício na vida dessa pessoa. Como qualquer vício, a necessidade de suprimento narcisista só cresce. E a pessoa narcisista intensifica cada vez mais as suas ações para receber mais suprimento.

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, a pessoa narcisista busca suprimento em todos os seus relacionamentos: na sua vida amorosa, profissional, social e familiar. O suprimento é a razão das pessoas narcisistas serem chamadas de vampiros emocionais.

Narcisistas são vampiros emocionais

AS FORMAS DE SUPRIMENTO NARCISISTA

O suprimento narcisista pode vir de duas formas: a forma primária e a forma secundária.

A forma primária de suprimento narcisista consiste em atenção, das mais variadas formas: fama, infâmia, adulação, admiração, atenção, medo, repulsão, respeito, afirmação, publicidade, virilidade, poder e outros. É importante lembrar que tanto a atenção positiva quanta a negativa são válidas para o narcisista como suprimento. Assim, quando ele te inferioriza e se sente superior a você, causando em você reações negativas, ele também está recebendo suprimento narcisista.

A forma secundária de suprimento consiste em levar uma vida “normal”. Ter segurança financeira, aceitação social, ter uma parceira fixa, dependência emocional da parceira, ter riqueza, tocar um negócio, ser bem-sucedido, ter uma reputação profissional, ter status social, ter uma mulher que chame a atenção dos outros (troféu), ser um membro de um determinado grupo, ser reconhecido como cidadão exemplar, dentre outros.

Mas não se engane em pensar que os narcisistas que buscam a forma secundária de suprimento serão pessoas normais. Eles apenas se portarão como pessoas normais. Mas serão tão perversos na relação abusiva quanto os que buscam a forma primária.

Em resumo, todas as vezes em que a vítima reage como a pessoa abusiva deseja, ela está fornecendo suprimento. Quando a pessoa abusiva te desvaloriza e você chora, isso é uma forma de suprimento. Quando ela te irrita e você explode, isso também é uma forma de suprimento. A relação abusiva realmente gira em torno do suprimento narcisista.

Enquanto as vítimas são uma boa fonte de suprimento, a pessoa abusiva irá mantê-las por perto. Caso deixem de ser uma boa fonte ou a pessoa abusiva encontre uma fonte melhor, a vítima é descartada e substituída por outra pessoa, o famoso DESCARTE.

Espero que este post tenha contribuído para que você entenda um pouco mais sobre o suprimento narcisista.

ASSISTA O VÍDEO:

Janaina Campos

Janaina Campos

Janaina Campos Psicanalista | Coach | Hipnoterapeuta - OMNI e NGH | Analista Comportamental Te conduzo à libertação definitiva da codependência emocional e dos relacionamentos abusivos. Viva o relacionamento que merece.

Veja também!

Comentários

Posts Recentes

Parabéns!

Muito bem,
Você já esta Inscrito!

O que fazer enquanto isso?
Você pode acompanhar o meu trabalho em minhas redes sociais e conferir o meu site.

Semana de Conhecimento
100% ONLINE e 100% GRATUITA
28/SET a 05 de Outubro

Venha conhecer a técnica DEFINITIVA para NUNCA mais viver relações abusivas e se libertar definitivamente da dependência emocional

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.