Suprimento narcisista: o alimento das pessoas abusivas

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

O suprimento narcisista é o grande motivador do abuso que a pessoa pratica na relação abusiva.

A DIFERENÇA ENTRE AS PESSOAS ABUSIVAS E AS PESSOAS SAUDÁVEIS

Pessoas Saudáveis:

O amor próprio é a base da fundação da autoestima e ampara a autoconfiança. A busca pelo auto amor é uma coisa saudável. Toda pessoa saudável busca a validação positiva das pessoas ao seu redor: feedback, aprovação, amor, admiração, atenção e similares. Isso é totalmente normal e fortalece o amor próprio.

O ponto de corte é que as pessoas normais podem ficar longos períodos sem serem validadas, sem que isso afete a manutenção do seu equilíbrio ou a sua saúde psicológica. Ou seja, pessoas saudáveis não dependem disso para estar bem.

Pessoas Abusivas:

As pessoas abusivas dependem da validação externa para se manterem em equilíbrio. Elas regulam o seu senso de valor, autoestima e o seu bem-estar por meio do seu relacionamento com as outras pessoas. Com isso, direcionam compulsivamente todos os seus comportamentos, e em consequência, a sua vida, para obter o máximo de atenção e validação que puderem. E essa alimentação é chamada de suprimento narcisista.

Como uma droga, a pessoa abusiva está sempre em busca de mais suprimento narcisista. E isso é um vício na vida dessa pessoa. Como qualquer vício, a necessidade de suprimento narcisista só cresce. E a pessoa abusiva intensifica cada vez mais as suas ações para receber mais suprimento.

É importante frisar que não são apenas as pessoas narcisistas que buscam isso: todos os transtornos relacionados às pessoas abusivas o fazem, cada um ao seu modo.

Suprimento Narcisista

FORMAS DE SUPRIMENTO NARCISISTA

As formas de suprimento narcisista, conforme Sam Vaknin, se dividem em 2: primária e secundária.  Cada pessoa abusiva possui uma forma de sua preferência, mas pode transitar entre os 2 tipos conforme a sua necessidade por suprimento naquele momento.

Primária:

A forma primária de suprimento narcisista consiste em atenção, das mais variadas formas. Alguns exemplos são fama, infâmia, adulação, admiração, atenção, medo, repulsão, respeito, afirmação, publicidade, virilidade, poder e outros. É importante lembrar que tanto a atenção positiva quanta a negativa são válidas como suprimento. Assim, quando a pessoa te inferioriza e se sente superior a você, causando em você reações negativas, ela também está recebendo suprimento.

SUPRIMENTO NARCISICO

Friso que todas as vezes em que você reage como a pessoa abusiva deseja, você estará fornecendo suprimento narcisista. Quando a pessoa abusiva te desvaloriza e você chora, isso é uma forma de suprimento. O mesmo vale para as situações em que a pessoa te irrita e você explode, ou quando a pessoa coloca você em situações de humilhação, constrangimento ou inferiorização.

Secundária:

A forma secundária de suprimento narcisista consiste em levar a vida das pessoas normais. Alguns exemplos são ter segurança financeira, aceitação social, ter uma parceira fixa, dependência emocional da parceira, ter riqueza, tocar um negócio, ser bem-sucedido, ter uma reputação profissional, ter status social, ter uma mulher que chame a atenção dos outros (troféu), ser membro em um determinado grupo social, ser reconhecido como cidadão exemplar e similares.

Mas não se engane em pensar que as pessoas abusivas que buscam a forma secundária de suprimento serão pessoas boas. Elas apenas se fazem por pessoas boas. E valorizam e se esforçam enormemente em manter essa falsa máscara perante a sociedade. Mas são tão perversos na relação abusiva quanto os que buscam a forma primária.

SUPRIMENTO CONFORME O TIPO DE RELACIONAMENTO

As formas de suprimento narcisista que a pessoa abusiva recebe variam conforme o tipo de relacionamento e o nível de intimidade existente nessa relação.

Trabalho, Vida Religiosa e Vida Social

As principais formas de suprimento narcisista que a pessoa abusiva recebe no trabalho, assim como na vida religiosa e social são a atenção e reconhecimento. Isso porque, nessas áreas, a convivência com essas pessoas é mais formal, sendo totalmente possível para a pessoa abusiva sustentar a máscara falsa que carrega.

A pessoa abusiva pode vir a praticar o bullying, que gera o sentimento de superioridade por meio da inferiorização, constrangimento e humilhação da outra pessoa? Sim. Mas será com uma pessoa mais vulnerável e, geralmente, com o apoio de outras pessoas daquele ambiente.

Amizades

Nas amizades que envolvem uma maior liberdade, o suprimento não será tão leve quanto no item anterior. Haverá um maior nível de abuso, exploração e perversidade por parte da pessoa abusiva, de acordo com o nível de liberdade que existir nessa amizade.

Relacionamento Amoroso

Na relação amorosa o suprimento narcisista vai aos níveis mais extremos e perversos.

Pessoas abusivas só se relacionam amorosamente com quem tolera o abuso que praticam. Isso porque, no caso do relacionamento amoroso, a pessoa abusiva não consegue sustentar a máscara de boazinha o tempo todo, pois é uma convivência íntima e de longo prazo. Vai existir grande  intimidade e a máscara da pessoa abusiva vai cair em algum momento. E a partir desse ponto, a intensidade do abuso só aumenta, até que a vítima decida sair ou seja descartada.

Família

Nas relações familiares a pessoa abusiva ocupa, geralmente, 2 papéis:

– Vítima de outra pessoa abusiva: quando existe alguém, geralmente pai ou mãe, que domina e abusa dessa pessoa, desde sempre. Nesse caso, a pessoa será sempre obediente a esse membro da família, buscando o suprimento por meio da validação e atenção.

– Abuso na mesma medida da relação amorosa: age com os familiares da mesma forma que age nos seus relacionamentos amorosos.

A PESSOA ABUSIVA SE CRIA ONDE NÃO EXISTE ABUSO?

A ausência de abuso emocional não implica falta de suprimento narcisista para a pessoa abusiva. Com isso, nos relacionamentos profissionais, religiosos, sociais, amizades e familiares ela vai obter suprimento de outras formas: sendo reconhecida publicamente pelo trabalho, aplaudida pela competências, bondades e similares.

Nas relações amorosas a resposta é não, pois a pessoa abusiva não consegue sustentar a máscara que carrega o tempo todo. A intimidade começa a abrir brechas para essa pessoa se mostrar como realmente é. E essa barreira, depois de ultrapassada, não tem mais volta.

Ainda sobre as relações amorosas, sempre me perguntam sobre a possibilidade da pessoa abusiva encontrar alguém que não tolera o abuso. E a resposta é que, quando isso acontece, elas não irão se relacionar, uma vez que sempre acontece abuso emocional em suas relações amorosas.

ATÉ QUANDO ALGUÉM É FONTE DE SUPRIMENTO NARCISISTA?

Pessoas abusivas são insaciáveis e nada que você faça será o suficiente para atender integralmente essa pessoa.

Enquanto a vítima tolerar bem todo o abuso que a pessoa abusiva pratica, ela é uma boa fonte de suprimento narcisista e a pessoa abusiva irá buscar mantê-la por perto, a menos que encontre uma fonte melhor.

Caso a vítima deixe de tolerar bem o abuso ou a pessoa abusiva encontre uma fonte melhor, a vítima é descartada e substituída pela nova vítima. Esse é o famoso descarte.

Espero que esse post tenha somado ao seu conhecimento para o assunto. Fique à vontade para postar, aqui embaixo, a sua dúvida ou comentário sobre suprimento narcisista.

 

Janaina Campos

Janaina Campos

🌟 Te levo ao que eu alcancei: relacionamento saudável e feliz

Veja também!

Comentários

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Comente aqui!x

O SEU AMOR NÃO TE LEVA A UM RELACIONAMENTO DE SUCESSO

Curso 100% ONLINE e 100% GRATUITO
13 a 19 de Abril

Descubra o que os gurus da conquista não contam para você.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.