Desvalorização: a fase 2 dos relacionamentos abusivos

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

INTRODUÇÃO

Assim que termina a fase de idealização da relação abusiva inicia a fase de desvalorização. Essa é a fase mais longa do relacionamento abusivo. É quando a pessoa sensacional que você conheceu começa a desaparecer. E você começa a notar que a pessoa que você conheceu está mudando.

A DESVALORIZAÇÃO

A pessoa que antes te supervalorizava começa a te criticar, desvalorizar, aplicar o tratamento de silêncio, aparecer com a cara emburrada sem qualquer motivo, exercer um controle excessivo da sua vida, apresentar um grande negativismo e muito mais. E você começa a questionar por que isso está acontecendo. Você se pergunta se fez algo errado. Tudo o que você não quer é perder sua alma gêmea!

 

Desvalorização: a fase 2 dos relacionamentos abusivos - Janaina Campos - Viva o relacionamento que você merece

Mas a verdade é que a pessoa do início nunca voltará. E tudo o que a pessoa abusiva dizia valorizar em você agora passa a incomodar. Os dias estarão repletos de críticas, as desvalorizações, desrespeito, mentiras, jogos mentais, e muito mais. A base desse relacionamento agora é a cotidiana desvalorização. Quanto mais você tenta que tudo volte ao que era antes, e que dê certo, as coisas só pioram. E você, a cada dia, se pergunta cada vez mais o que foi que fez para tantas mudanças estarem ocorrendo. Onde é que você está errando? Será que está causando algum desgaste no relacionamento e não notou? E busca desesperadamente reencontrar a pessoa que conheceu no início. E isso aumenta a sua culpa e o seu mal estar em relação a tudo o que está acontecendo.

Você passa os dias sabendo que alguma coisa está errada mas não sabe exatamente o quê. E para piorar a confusão, de vez em quando a pessoa volta a ser “boazinha” de novo. E aí você não entende mais nada. E neste cenário de desvalorização, desprezo, profunda confusão mental, a sua autoestima vai totalmente para o espaço, a sua mente adoece, perde a sua identidade, e muito mais.

A desvalorização só piora. A pessoa abusiva é incapaz de assumir a culpa por qualquer acontecimento que seja. E muitas vezes, joga a culpa para você. A sua confusão mental te impede de definir o certo e o errado. E sempre que você levanta algum assunto ou reclama os seus direitos, ou o respeito ou similares, a mesa vira e você, novamente leva a culpa. Ao mesmo tempo que você sente que a relação te sufoca, você se sente incapaz de tomar alguma atitude.

E, a cada dia que passa, a intensidade do abuso, da manipulação e das mentiras aumentam. E você continua tentando entender o que está acontecendo, por que tudo mudou tão drasticamente. Era a sua love story, o seu felizes para sempre. Você quer muito isso de volta.

Mas a grande questão é que você não se dá conta de que você se apaixonou por alguém que nunca existiu. Era uma máscara, fabricada para te capturar. Pura manipulação. Então, não se engane: essa situação não vai melhorar. Por mais que você tente ser cada dia melhor para essa pessoa, trabalhar tudo o que ela critica, bajular e etc, nada vai mudar. O problema não é você. O problema é a pessoa, apesar dela tentar te convencer do contrário todos os dias.

CONCLUSÃO

A cada dia que passa, o poço fica mais fundo. E acredite, no quesito relacionamento abusivo, o poço não tem fundo. A tendência é só piorar. E existem dois caminhos neste ponto do relacionamento abusivo. O primeiro é você chegar ao ponto em que não aguenta mais, busca ajuda e sai do relacionamento. O segundo é você ser descartada(o) pela pessoa abusiva, que é a terceira fase do relacionamento abusivo: o descarte, que eu falo a respeito em outro post.

 

Janaina Campos

Janaina Campos

Janaina Campos Psicanalista | Coach | Hipnoterapeuta - OMNI e NGH | Analista Comportamental Te conduzo à libertação definitiva da codependência emocional e dos relacionamentos abusivos. Viva o relacionamento que merece.

Veja também!

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Posts Recentes

Parabéns!

Muito bem,
Você já esta Inscrito!

O que fazer enquanto isso?
Você pode acompanhar o meu trabalho em minhas redes sociais e conferir o meu site.

Semana de Conhecimento
100% ONLINE e 100% GRATUITA
28/SET a 05 de Outubro

Venha conhecer a técnica DEFINITIVA para NUNCA mais viver relações abusivas e se libertar definitivamente da dependência emocional

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.