Hoovering: o retorno da pessoa abusiva

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

[et_pb_section fb_built=”1″ admin_label=”section” _builder_version=”3.0.47″][et_pb_row admin_label=”row” _builder_version=”3.0.48″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”3.0.47″ parallax=”off” parallax_method=”on”][et_pb_text admin_label=”Text” _builder_version=”3.0.74″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat”]

INTRODUÇÃO

Hoovering é a resposta à pergunta que não cala entre as vítimas: a pessoa abusiva vai reaparecer em algum momento? Se sim, por que voltam? Se você já leu o post sobre o suprimento narcisista você entende que as pessoas abusivas são vazias, e precisam das vítimas para se obterem esse suprimento. Precisam saber que estão afetando alguém, positiva ou negativamente, ou que a vítima não superou aquele relacionamento ainda. Com isso, no término da relação abusiva, a vítima entrará para a lista de backups do abusador ou abusadora, mesmo que tenha sido descartada.

Hoovering: o retorno da pessoa abusiva - Janaina Campos - Viva o relacionamento que você merece

Esses momentos de reaparecimento da pessoa abusiva são chamados de hoovering. A pessoa abusiva pode passar muito tempo sem dar qualquer sinal de vida. Entretanto, no momento em que retornam, caso consigam contato com a vítima, essas pessoas conseguirão, no mínimo, trazer todo o mal-estar do ciclo de abuso, por reativarem a dependência química e o trauma bonding. E isso é péssimo para quem está em processo de recuperação. O maior benefício do contato zero é não correr o risco de sofrer este baque.

POR QUE E COMO ACONTECE

Tenha em mente que hoovering não acontece porque a pessoa abusiva te ama ou sentiu falta de você. Essas pessoas não amam.
Essa pessoa retornou porque está buscando suprimento narcisista através de você. O reaparecimento é uma forma da pessoa abusiva recuperar o controle sobre você, nem que seja pelo simples prazer de te reconectar a ela.

Se essa pessoa reapareceu logo após o descarte ou o tratamento de silêncio, tenha a certeza de que a coisa não foi tão bem com a nova vítima. Existem diversas formas da pessoa abusiva praticar o hoovering:

  • Prometendo a você tudo o que você deseja;
  • Pedindo desculpas;
  • Prometendo que irá se tratar;
  • “Não tenho interesse em mais ninguém”;
  • “Eu preciso de você e farei qualquer coisa para ter você de volta”;
  • “Eu juro que não estou falando com mais ninguém”;
  • Fingir que está oferecendo suporte a você;
  • Praticar gestos extremamente românticos;
  • Fingir que quer manter a amizade;
  • Usar a sua compaixão – ameaçar suicídio, dizer que adoeceu e similares;
  • Outra é fingir que a conversa entre vocês aconteceu por acaso;
  • Fazer ou dizer algo que incite você a se defender, tal como espalhar alguma mentira a seu respeito;

Não se engane. Essa pessoa não vai mudar. O meu conselho é: pare de alimentar a falsa esperança de que essa pessoa vai reaparecer arrependida e vai mudar. Essa pessoa estará te manipulando e depois tudo voltará ao abuso. A melhor coisa a fazer é o contato zero: cortar qualquer possibilidade de  contato com a pessoa abusiva, para não correr o risco de ser tragada(o) de volta ao abuso.

ASSISTA O VÍDEO:

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

Janaina Campos

Janaina Campos

Janaina Campos Psicanalista | Coach | Hipnoterapeuta - OMNI e NGH | Analista Comportamental Te conduzo à libertação definitiva da codependência emocional e dos relacionamentos abusivos. Viva o relacionamento que merece.

Veja também!

Comentários

Posts Recentes

Parabéns!

Muito bem,
Você já esta Inscrito!

O que fazer enquanto isso?
Você pode acompanhar o meu trabalho em minhas redes sociais e conferir o meu site.

arrow-icon-size3 Voltar para o Site

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.