O descarte: a fase 3 das relações abusivas

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

O descarte é a terceira fase dos relacionamentos abusivos. Ele é bastante comum, mas não acontece em toda relação abusiva. Essa fase é, na minha opinião a fase mais perversa do relacionamento abusivo, pois a vítima é literalmente descartada pela pessoa abusiva.

O pior é que o descarte costuma ser feito de forma cruel, em momentos de muita fragilidade sua ou em momentos de muito foco em alguma outra área da sua vida. São várias as histórias de mulheres descartadas grávidas ou com filhos novos, homens e mulheres descartados assim que alcançam um grande objetivo de vida, ou logo após a morte de alguém muito querido, ou simplesmente desaparecem e não dão a menor satisfação, e por aí vai.

Descarte nos relacionamentos abusivos

 

POR QUE O DESCARTE ACONTECE?

Existem várias razões para o descarte acontecer, uma vez que a pessoa abusiva se entendia facilmente com tudo em sua vida. Mas a mais comum é a pessoa abusiva ter encontrado uma fonte de suprimento melhor (leia o post sobre suprimento narcisista).  Como a pessoa abusiva não estabelece um vínculo real com ninguém, ela descarta com facilidade as suas vítimas, sempre que houver uma melhor opção de suprimento.

Mas uma informação é importante: a pessoa abusiva nunca vai te descartar definitivamente. Você estará na lista de backups, e não se assuste se, exatamente quando você estiver melhorando, a pessoa abusiva aparecer do nada, e te levando novamente ao sofrimento, o famoso hoovering.

Caso a nova vítima não seja uma boa fonte de suprimento narcisista como a pessoa abusiva pensava, tenha a certeza que essa pessoa buscará resgatar a relação com você. E possivelmente essa pessoa aplicará a idealização para te puxar de volta.

Não há como prever se o descarte acontecerá com você, ou como, ou quando. Tudo depende do quão bem você aceita o abuso. Quanto melhor você aceita o abuso, menor a chance de sofrer descarte, por ser uma boa fonte de suprimento para a pessoa abusiva. Se você se comporta da forma como a pessoa abusiva deseja, é interessante manter você por perto.

Entretanto, não se engane. Para as pessoas abusivas não existe amor, empatia, romantismo. Você é literalmente um objeto que fornece o que eles querem. Se você deixa de fornecer ou aparecer alguém que faça isso melhor, você sofrerá o descarte. Friso que se você está na posição de quem aceita bem o abuso isso é um sinal de que você está dando total permissão à sua desconstrução psicológica e adoecimento emocional e físico. E isso afetará negativamente a sua saúde emocional e física. Quanto mais tempo você permanecer nesse relacionamento, pior você ficará,

ASSISTA O VÍDEO:

 

Janaina Campos

Janaina Campos

Janaina Campos Psicanalista | Coach | Hipnoterapeuta - OMNI e NGH | Analista Comportamental Te conduzo à libertação definitiva da codependência emocional e dos relacionamentos abusivos. Viva o relacionamento que merece.

Veja também!

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Posts Recentes

Parabéns!

Muito bem,
Você já esta Inscrito!

O que fazer enquanto isso?
Você pode acompanhar o meu trabalho em minhas redes sociais e conferir o meu site.

Semana de Conhecimento
100% ONLINE e 100% GRATUITA
28/SET a 05 de Outubro

Venha conhecer a técnica DEFINITIVA para NUNCA mais viver relações abusivas e se libertar definitivamente da dependência emocional

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.