RELAÇÃO ABUSIVA: Por Que A Vitima Se Culpa

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

Por que as vítimas sentem tanta culpa dentro do relacionamento abusivo? Eu vejo muitas vítimas que estão em relacionamentos abusivos que relatam se sentirem culpadas pelo fracasso do relacionamento. E é preciso entender que se você está num relacionamento abusivo, você está se relacionando com alguém que se acha perfeito e que é incapaz de assumir a responsabilidade sobre qualquer coisa.
A pessoa abusiva sempre estará em busca de culpados para tudo o que acontece na vida dela. Com isso, a culpa por tudo sempre será da vítima, não importa o que tenha realmente acontecido.
Como o abuso emocional leva a vítima a perder a sua capacidade de julgamento, a repetição cotidiana do “a culpa é sua” acaba entrando no subconsciente da vítima, que passa realmente a se sentir culpada. E por mais absurda que possa parecer a situação para quem olha de fora, a pessoa abusiva consegue, inclusive, convencer a vítima de que a culpa por algo que a pessoa abusiva fez de errado é da vítima.

RELAÇÃO ABUSIVA: Por Que A Vitima Se Culpa - Janaina Campos - Viva o relacionamento que você merece
É preciso entender que as vítimas de relacionamentos abusivos estão em constante dissonância cognitiva, um estado de confusão, no qual perdem a noção entre o aceitável e o inaceitável, além do adoecimento emocional causado pelo abuso. Isso leva as vítimas, inclusive, a se questionar se estão ficando loucas. Não confiam mais em seus próprios julgamentos.
Nessa situação, a vítima passa a aceitar todas as acusações de loucura, falta de noção, ciúmes, descontrole e muito mais, sem ter a consciência de que a pessoa abusiva é quem está gerando tudo isso. E a vítima passa, realmente, a se sentir culpada por aquele relacionamento não está  dando certo.
De tanto ouvir que a culpa é dela, acaba se convencendo de que realmente é. E permanece no relacionamento abusivo achando que a culpa pelo fracasso é dela.
Se você é vítima de um relacionamento assim, é preciso que você entenda uma coisa: nunca foi culpa sua. E não há nada que você possa fazer que transforme um relacionamento abusivo num relacionamento bem sucedido. Pois a base desse relacionamento é, e sempre será, abuso e manipulação. E a culpa é da pessoa abusiva, uma eterna escrava do seu transtorno de personalidade.
Então, só tenho uma mensagem para você que esteve ou está num relacionamento abusivo e : jogue fora a culpa. Este saco de pedras não é seu, então devolva a quem realmente deve carrega-lo: a pessoa abusiva.

ASSISTA O VÍDEO:

Janaina Campos

Janaina Campos

Janaina Campos Psicanalista | Coach | Hipnoterapeuta - OMNI e NGH | Analista Comportamental Te conduzo à libertação definitiva da codependência emocional e dos relacionamentos abusivos. Viva o relacionamento que merece.

Veja também!

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Posts Recentes

Parabéns!

Muito bem,
Você já esta Inscrito!

O que fazer enquanto isso?
Você pode acompanhar o meu trabalho em minhas redes sociais e conferir o meu site.

Semana de Conhecimento
100% ONLINE e 100% GRATUITA
28/SET a 05 de Outubro

Venha conhecer a técnica DEFINITIVA para NUNCA mais viver relações abusivas e se libertar definitivamente da dependência emocional

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.