DEPENDÊNCIA EMOCIONAL E RELAÇÃO ABUSIVA: a libertação definitiva

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

Quando se fala em dependência emocional e relações tóxicas, o grande desejo das vítimas é a libertação emocional definitiva. E eu vejo com frequência algumas pessoas confundindo contato zero com libertação definitiva do abuso, ou sem entender ou conhecer direito os passos da jornada de libertação do abuso. Por isso, neste post eu vou explicar o que é realmente a jornada de libertação definitiva da dependência emocional e, consequentemente, do abuso.

É bastante comum as pessoas questionarem qual foi a minha maior dificuldade na minha jornada de libertação do abuso. E eu sempre digo que foi não ter um caminho pronto para seguir. Apesar disso ter sido um problema para mim naquela época, também me levou a criar esse caminho. E hoje é uma jornada cumprida por milhares de pessoas.

E por mais árdua que qualquer jornada seja, uma coisa é bem verdade: quando você sabe o caminho tudo fica bem mais simples. E se vc se pergunta por onde começar, como fazer, o que é a libertação definitiva do abuso, se está fazendo certo, este post vai esclarecer bastante coisa para você.

DEPENDÊNCIA EMOCIONAL E RELAÇÃO ABUSIVA: a libertação definitiva - Janaina Campos - Viva o relacionamento que você merece

A primeira coisa importante é dizer que essa jornada se aplica a qualquer tipo de relação abusiva, independentemente da área da sua vida em que ela ocorre. Independentemente da área ou áreas da sua vida em que o abuso acontece, a dinâmica do abuso funciona de forma bem padrão, apenas se adaptando à realidade daquele tipo de relacionamento.

A jornada que eu vou falar aqui é uma jornada criada por mim, com base na minha jornada de libertação emocional. Eu divido essa jornada nas seguintes etapas: desvinculação emocional, reconstrução emocional e reprogramação da forma de se relacionar.

DEPENDÊNCIA EMOCIONAL E RELAÇÃO ABUSIVA: a libertação definitiva - Janaina Campos - Viva o relacionamento que você merece

DESVINCULAÇÃO EMOCIONAL

Eu falo o tempo todo do quanto o abuso adoece e o quanto isso é prejudicial para a sua vida, produtividade, bem-estar, e saúde em geral. Essa é a razão pela qual a etapa inicial da jornada de libertação é a desvinculação emocional.

Tem gente que, ao se descobrir no abuso, quer fazer logo a reprogramação da sua forma de se relacionar. Mas não adianta ir para essa fase, sem apagar primeiro o incêndio mais urgente: o que alimenta o seu processo de adoecimento.

Você precisa desconectar a sua mente da pessoa abusiva para conseguir frear o processo de adoecimento e lhe seja possível trabalhar as demais etapas. Desfazer a dependência emocional pela pessoa abusiva. E o objetivo da desvinculação emocional é realizar essa desconexão. E não importa se você ainda está na relação abusiva ou não.

A desvinculação emocional pode ser trabalhada em qualquer fase: antes de terminar, durante o término ou após a separação.

Uma ferramenta importante nesta etapa é a desvinculação física aplicada adequadamente: contato zero, contato zero adaptado e outras ferramentas aplicáveis. Mas é importante destacar que o contato zero e adaptações são auxiliares no processo, e não determinantes. Contato zero não te gera desvinculação emocional, mas te fortalece para trabalhar a desvinculação emocional. Eu friso que, mesmo que você ainda tenha convívio com a pessoa abusiva, é plenamente possível estabelecer o contato zero adaptado à situação em que você vive.

Estabelecido o contato zero, você trabalha a sua desvinculação emocional. Ela não acontece da noite para o dia. É realizada por etapas, uma vez que envolve um trabalho de desconexão do nível subconsciente da sua mente em relação à pessoa abusiva.

RECONSTRUÇÃO EMOCIONAL

Realizando a desvinculação emocional, a próxima etapa é a reconstrução emocional. Ela é, basicamente, o trabalho de reparação dos traumas, da desconstrução que você sofreu e do adoecimento deixados pelo abuso. Ela pode ser realizada concomitantemente à desvinculação ou à reprogramação.

Existem vários pilares a serem trabalhados nela, devido à profunda desconstrução que o abuso lhe causa e todos os traumas deixados por ele. Alguns exemplos são a baixa autoestima, baixo senso de valor, autoamor, perda da identidade, medo, raiva, as mais diversas crenças sabotadoras construídas pela pessoa abusiva e muito mais.

Algumas pessoas convivem com essas “heranças” por anos. E isso acontece porque, diferente do que o velho ditado prega, o tempo NÃO cura as feridas do abuso. É preciso trabalhá-las ativamente. A etapa de reconstrução pode, sem problema algum, ser trabalhada simultaneamente à última etapa da jornada: a reprogramação da forma de se relacionar.

REPROGRAMAÇÃO DA FORMA DE RELACIONAR

Ela consiste na alteração da programação subconsciente que te leva a viver relações abusivas. Sim, você precisa mudar. Isso porque o abuso só acontece com quem permite. A sua forma de se relacionar permitiu que o abuso entrasse na sua vida, independentemente de qual área da sua vida. E de nada adianta se desligar do relacionamento abusivo e se recuperar das sequelas do abuso e continuar a atrair o mesmo tipo de pessoa.

Nessa fase você se reprograma para viver relações saudáveis. Elimina a dependência emocional da sua vida. E essa reprogramação fecha a sua jornada de libertação, pois ao quebrar os padrões que permitiam que o abuso entrasse na sua vida, você se desconecta de pessoas e situações tóxicas e passa a se conectar com pessoas e relacionamentos saudáveis.

Ninguém precisa viver no abuso nem na dependência emocional. E o que eu posso dizer é que a vida depois da libertação emocional vale a pena ser vivida, uma vez que é a vida que vivo hoje. Não tem preço se relacionar de forma saudável consigo e com as outras pessoas que te rodeiam.

Meus cursos e as minhas mentorias são voltados para cobrir as etapas da jornada que montei. Conheça as opções de jornada para cada uma das etapas da jornada de libertação emocional no link abaixo:

https://janainacampos.com.br/o-meu-trabalho/

https://janainacampos.com.br/o-meu-trabalho/

CASO QUEIRA ASSISTIR O VÍDEO SOBRE ESSE ASSUNTO NO YOUTUBE, BASTA ASSISTIR ABAIXO:

 

 

Janaina Campos

Janaina Campos

Janaina Campos Psicanalista | Coach | Hipnoterapeuta - OMNI e NGH | Analista Comportamental Te conduzo à libertação definitiva da codependência emocional e dos relacionamentos abusivos. Viva o relacionamento que merece.

Veja também!

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Posts Recentes

Parabéns!

Muito bem,
Você já esta Inscrito!

O que fazer enquanto isso?
Você pode acompanhar o meu trabalho em minhas redes sociais e conferir o meu site.

arrow-icon-size3 Voltar para o Site

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.