Manipulador emocional: o gaslighting

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

Um manipulador emocional utiliza diversas ferramentas para exercer o abuso. Mas uma das mais usadas, se não for a mais usada, é o gaslighting. E neste artigo, eu falarei sobre como pessoas manipuladoras utilizam o gaslighting.

O termo gaslighting passou a ser usado por causa do filme Gaslight, de 1940. Neste filme, o ator principal, um grande manipulador, faz de tudo para convencer a sua esposa de que ela está enlouquecendo, por puro prazer. Esconder objetos e questionar a percepção da realidade da esposa são o mínimo que o personagem faz a ela.

manipulador

COMO ACONTECE

O gaslighting é uma ferramenta estilo lavagem cerebral, onde a pessoa abusiva manipula a situação, fazendo com que a vítima duvide de si mesma e acabe perdendo seu próprio senso de percepção da realidade, sua identidade e a sua capacidade de julgamento.

A pessoa manipuladora faz isso por meio de negações, mentiras ou contradições que levam a vítima a entrar em profunda confusão mental, a duvidar das suas próprias conclusões a respeito do que você pensa, sente e vivencia. As vítimas ouvem coisas como:

“- Eu não disse isso”

“- Isso não aconteceu”

“- Isso não é grande coisa”

“- Você disse …”

Um grande exemplo de situação onde isso acontece é quando um manipulador te fala uma coisa e quando você repete o que essa pessoa te disse ele afirma que nunca te falou nada disso. E a pessoa abusiva faz essas afirmações com tanta segurança que você realmente começa a duvidar se a pessoa falou isso mesmo ou se você está imaginando coisas. Outra situação é quando você vê a pessoa flertando com alguém e ela lhe diz que você está exagerando, enlouquecendo ou imaginando coisas.

A repetição de uma idéia acaba construindo uma crença. Se a pessoa te fala constantemente que você exagera, tem ciúmes em excesso, imagina ou enlouqueceu, em algum momento você passa a acreditar nessa afirmação.

Eu tive uma cliente que pegou o noivo a traindo com outra mulher. E quando eu digo pegou, é porque ela os pegou literalmente na hora “H”. Na cama. E assim que ela saiu do quarto correndo ele foi atrás dela dizendo que ela estava imaginando coisas, que aquilo não tinha acontecido. Como ela já estava muito doente emocionalmente, ela começou a se questionar se aquilo aconteceu mesmo. E me procurou dizendo que estava enlouquecendo.

Ela tinha cópia das mensagens dos dois marcando o encontro na casa dele, as conversas deles no whatsapp, e ela viu os dois na cama, mas ela estava em dúvida se estava enlouquecendo, pois estava há muito tempo convivendo com alguém que a chamava de louca e esquecida quase todos os dias. Parece surreal, mas esse tipo de coisa acontece, e bem mais do que você possa imaginar.

Manipulador emocional: o gaslighting - Janaina Campos - Viva o relacionamento que você merece

OBJETIVOS DO GASLIGHTING

As pessoas abusivas costumam ter 4 objetivos principais ao utilizar o gaslighting:

  1. O primeiro objetivo de um manipulador que utiliza o gaslighting é ganhar poder e controle sobre as vítimas. Isso porque a partir do momento em que a vítima duvida do que vê ou sente, a vítima passa a confiar que a outra pessoa lhe apresentará a realidade.
  2. O segundo objetivo é convencer a vítima de que a sua percepção de determinada situação está equivocada, evitando assim algum conflito eminente ou que a vítima se conscientize de que a pessoa manipuladora fez algo errado.
  3. O terceiro objetivo é minimizar ou apagar o abuso que aconteceu. Essa é uma das razões das vítimas questionarem tanto se o abuso emocional está realmente acontecendo. Pois sempre que a vítima reage ao abuso e confronta a pessoa abusiva, essa pessoa nega que está exercendo o abuso.
  4. Ele pode ser usado ainda para fabricar conversas ou eventos que nunca aconteceram, levando a vítima a questionar se está perdendo a memória ou algo similar.

O gaslighting é uma ferramenta perversa e que colabora muito com o adoecimento emocional, por levar as vítimas a realmente acharem que estão enlouquecendo, sem se darem conta de que estão vivendo num cenário de mentiras e manipulação. Agora que você já sabe disso, busque não se deixar levar por essa armadilha.

ASSISTA O VÍDEO:

Janaina Campos

Janaina Campos

Janaina Campos Psicanalista | Coach | Hipnoterapeuta - OMNI e NGH | Analista Comportamental Te conduzo à libertação definitiva da codependência emocional e dos relacionamentos abusivos. Viva o relacionamento que merece.

Veja também!

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Posts Recentes

Parabéns!

Muito bem,
Você já esta Inscrito!

O que fazer enquanto isso?
Você pode acompanhar o meu trabalho em minhas redes sociais e conferir o meu site.

Semana de Conhecimento
100% ONLINE e 100% GRATUITA
28/SET a 05 de Outubro

Venha conhecer a técnica DEFINITIVA para NUNCA mais viver relações abusivas e se libertar definitivamente da dependência emocional

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.