Relação abusiva: 3 sinais principais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email
relação abusiva

Relação abusiva: não adianta. O abuso emocional nessas relações algumas vezes é sutil. E costuma deixar a vítima muito em dúvida sobre estar ou não numa relação abusiva. Com isso, eu resolvi falar aqui sobre os três principais sinais de que você está numa relação abusiva. Vem comigo entender isso!

É comum estar em dúvida se está ou não num relacionamento abusivo. Isso acontece por causa da forma como a pessoa abusiva age e como essa pessoa manipula você. E existem três sinais principais de que você está numa relação abusiva.

Mas antes de falar deles eu preciso te dizer 2 coisas:

  • A 1ª é lembrar que relações abusivas acontecem com homens e mulheres e que relacionamentos abusivos acontecem em todos os tipos de relações: amorosas, amizades, família, social e trabalho.
  • A 2ª coisa é te pedir para não esquecer de deixar abaixo o seu comentário sobre este post. Assim como esse conteúdo está ajudando você, ele pode ajudar outras pessoas.

relação abusiva

O PRIMEIRO SINAL

O primeiro grande sinal de que você está numa relação abusiva é a ocorrência do ciclo do abuso. O ciclo do abuso é basicamente a flutuação que acontece no cotidiano da relação abusiva, onde num determinado momento está tudo bem, até que a pessoa abusiva crie um ponto de estresse. Esse ponto de estresse evolui para um conflito.

O conflito evolui para a reconciliação, onde muitas vezes, quem pede desculpas é a vítima. E a reconciliação mantém tudo bem até que a pessoa abusiva gere outro ponto de conflito. E esse ciclo acontece o tempo todo na relação abusiva, apesar de muitas vítimas não se darem conta disso.

O SEGUNDO SINAL

O 2º sinal é chamado de gaslighting. Ele é basicamente as ações da pessoa abusiva no sentido de te convencer de que você está perdendo a capacidade de julgamento da realidade e de que não pode confiar nas suas percepções.

São os momentos em que você ouve da pessoa abusiva de que você está enlouquecendo, exagerando, perdendo a noção, ou que a pessoa nunca disse isso ou aquilo a você, ou que você disse isso ou aquilo e não se lembra, ou que a culpa é sua, e similares. E essas situações te levam a um estado de profunda confusão mental e a perder a confiança em si. Dessa forma, você duvida das suas percepções dentro desse relacionamento. Com isso, mesmo que o abuso já esteja descarado, você não consegue decidir se ele está realmente acontecendo ou não.

O TERCEIRO SINAL

E para fechar, temos o terceiro sinal de que você está num relacionamento abusivo. É a falta de autorresponsabilidade da pessoa abusiva. As pessoas abusivas possuem uma enorme resistência em assumir a responsabilidade pelos seus atos. Estão sempre culpando você, as outras pessoas, ou o mundo, se necessário. Mas são extremamente resistentes em assumir a responsabilidade pelas coisas que fazem.

CONCLUSÃO

Se você se vê convivendo com alguém que faz as coisas e apronta, mas nega descaradamente, podendo ainda jogar a culpa em você, por mais absurda que pareça a situação. Assim, se você se enxerga num relacionamento onde estes três sinais acontecem, é muito provável que você esteja numa relação abusiva.

A grande verdade é que, enquanto vítima, você já sabe que algo está muito errado. A dificuldade é assumir essa realidade. Abdicar dos seus sonhos e expectativas em relação a esse relacionamento. Encarar a solidão ao sair dele. E similares.

A verdade? Para relacionamento abusivo, o velho clichê “Ruim com ele, pior sem ele” é uma grande balela.Sair é a melhor solução.

Caso queira assistir a este conteúdo em vídeo, acesse abaixo:

Janaina Campos

Janaina Campos

Janaina Campos Psicanalista | Coach | Hipnoterapeuta - OMNI e NGH | Analista Comportamental Te conduzo à libertação definitiva da codependência emocional e dos relacionamentos abusivos. Viva o relacionamento que merece.

Veja também!

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
4 Comentários
Newest
Oldest
Inline Feedbacks
View all comments

Posts Recentes

Parabéns!

Muito bem,
Você já esta Inscrito!

O que fazer enquanto isso?
Você pode acompanhar o meu trabalho em minhas redes sociais e conferir o meu site.

Semana de Conhecimento
100% ONLINE e 100% GRATUITA
28/SET a 05 de Outubro

Venha conhecer a técnica DEFINITIVA para NUNCA mais viver relações abusivas e se libertar definitivamente da dependência emocional

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.